Via Logística na Nuvem | www.logisticananuvem.com.br
Fazer seguro de transporte de carga hoje em dia já não é mais o suficiente para resolver o problema de roubo de carga da sua empresa
Sabe aquele momento chato quando você chega ao aeroporto e percebe que a sua mala sumiu ou que foi trocada? Pois é, imaginem quando roubam um caminhão lotado de cargas valiosas. É assim que o responsável por uma transportadora se sente quanto tem uma carga roubada.
De acordo com o NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logísticas) durante os últimos quatro anos o roubo de carga aumentou cerca de 42% em relação aos anos anteriores.
Para evitar que a carga transportada não seja roubada é necessário que a transportadora cumpra uma série de procedimentos indicados pela gerenciadora de risco no PGR. Planejar uma rota segura, pontos de parada e pernoite do motorista, instalar rastreadores nos veículos, usar isca eletrônica na carga, contratar escolta armada e em alguns casos até usar um caminhão blindado.
No entanto, nem todos os empresários do setor de logística acreditam ser necessário tomar tantos cuidados durante o transporte de mercadorias porque tem uma apólice de seguro que cobre os riscos de roubo, furto ou qualquer problema que a carga possa ter durante a viagem. Algumas transportadora não tem condições financeiras de tomarem tanto cuidado com a carga devido ao problema que a economia brasileira esta sofrendo no momento. Más isso pode gerar um problema maior a longo para para a sua transportadora.
De acordo com uma pesquisa , as áreas onde tem mais roubo, geralmente, são as áreas urbanas e os produtos mais cobiçados pelos ladrões são aparelhos eletrônicos e digitais.
É importante investir na segurança da carga transportada porque muitos dos bandidos utilizam tecnologia para roubar as cargas que desejam e como as empresas não investem na segurança, acabam deixando o trabalho dos ladrões mais fácil.
Para finalizar , o problema dos roubos de cargas só irá ser resolvido quando as empresas perceberem que é necessário investir mais na segurança da sua operação logística.
Fonte: Logística na Nuvem | www.logisticananuvem.com.br
Postado por: Soluções Transportes | www.solucoestransportes.com.br